Análise "Do not go gentle into that goodnight" - (Interstellar)




"Do not go gentle into that goodnight" - Dylan Thomas







Introdução
     Este poema ficou mais conhecido ao público após ser dito várias vezes pelo Dr. John Brand no filme Interstellar, uma incrível produção de grandes aplausos no gênero da ficção científica com trilha sonora de Hans Zimmer e direção de Christopher Nolan



     Interstellar é, antes de tudo e em sua essência, um filme sobre a humanidade. O filme acontece em um futuro no qual o Planeta se encontra com grandes dificuldade para se auto-sustentar e sua fertilidade está muito precária. Visto isso, os seres humanos realizam projetos espaciais para encontrar outro Planeta em uma melhor situação. Mesmo com esse forte toque da ficção científica, o filme aborda temas super atuais como o: desperdício, abandono, solidão, desespero, fome, desespero, esperança, saudade, fé, ambição, ciência.

     Para quem viu o filme e se lembra do poema citado pelo Dr. John Brand, talvez tenha ficado um ar de dúvida e mistério sobre o que de fato ele quis dizer com esse poema e os significados escondidos por trás das palavras associando ao contexto do filme. Então, após algumas pesquisas, foi possível compreender a relação do poema e do filme.

Poema

Original
Do not go gentle into that good night,
Old age should burn and rave at close of day;
Rage, rage against the dying of the light.

Though wise men at their end know dark is right,
Because their words had forked no lightning they
Do not go gentle into that good night.

Good men, the last wave by, crying how bright
Their frail deeds might have danced in a green bay,
Rage, rage against the dying of the light.

Wild men who caught and sang the sun in flight,
And learn, too late, they grieved it on its way,
Do not go gentle into that good night.

Grave men, near death, who see with blinding sight
Blind eyes could blaze like meteors and be gay,
Rage, rage against the dying of the light.

And you, my father, there on that sad height,
Curse, bless, me now with your fierce tears, I pray.
Do not go gentle into that good night.
Rage, rage against the dying of the light


Tradução
Não entres nessa noite acolhedora com doçura,
Pois a velhice deveria arder e delirar ao fim do dia;
Odeia, odeia a luz cujo esplendor já não fulgura.

Embora os sábios, ao morrer, saibam que a treva lhes perdura,
Porque suas palavras não garfaram a centelha esguia,
Eles não entram nessa noite acolhedora com doçura.

Os bons que, após o último aceno, choram pela alvura
Com que seus frágeis atos bailariam numa verde baía
Odeiam, odeiam a luz cujo esplendor já não fulgura.

Os loucos que abraçaram e louvaram o sol na etérea altura
E aprendem, tarde demais, como o afligiram em sua travessia
Não entram nessa noite acolhedora com doçura.

Os graves, em seu fim, ao ver com um olhar que os transfigura
Quanto a retina cega, qual fugaz meteoro, se alegraria,
Odeiam, odeiam a luz cujo esplendor já não fulgura.

E a ti,meu pai, te imploro agora, lá na cúpula obscura,
Que me abençoes e maldigas com a tua lágrima bravia.
Não entres nessa noite acolhedora com doçura,
Odeia, odeia a luz cujo esplendor já não fulgura.


Análise

Primeiramente, é notável um certo peso nas palavras que soam, de primeiro momento, como um aviso ou um apelo para algo ruim prestes a acontecer. A junção das palavras no esqueleto do poema constrói a mensagem que o autor deseja transmitir de uma maneira bem sutil, poética e metafórica, e não tão direta ou explícita, gerando algumas possíveis dúvidas e mistérios sobre os significados.


Na verdade, esse poema foi publicado na metade do século passado e o poeta escreveu para o seu pai que estava profundamente doente e acabou morrendo logo depois. Nas palavras, ele tenta dizer, basicamente, para o seu pai lutar contra a morte a todo custo. Ele implora para resistir, enfrentar, lutar, não ceder à luz, não entrar na "noite acolhedora" com facilidade, pelo contrário, lute para viver!

Essa mensagem se encaixou em uma perfeita sincronia com o filme "Interstellar" pois, quando 
Dr. John Brand dizia este poema, ele também dizia para os astronautas acreditarem na busca de outro planeta fértil e continuarem lutando, sem aceitar a derrota. O Planeta Terra estava morrendo e eles eram a esperança para encontrar um outro planeta, uma vida e esperança para a raça humana.

Conclusão

O que podemos, portanto, concluir à respeito desta mensagem?
Acredito que estamos vivendo um momento da humanidade em que precisamos ter em mente a essência dessa mensagem. Não podemos nos render facilmente à doce e gentil noite que aproxima, ou seja, sejamos firmes e persistentes para encontrar esperança em um mundo que tanto precisa visto tantos conflitos e guerras que acontecem. Mesmo com tantas ofertas para desistir e nos rendermos, não podemos ceder isso, a luta para reerguer a paz do planeta precisa ser constante. Luta que, não precisa ser entendida como no sentido literal, cada um tem o seu jeito para cultivar e disseminar a paz. Sejamos fortes e confiantes em um futuro melhor.


Confira um trecho do poema com a trilha sonora do filme e belas imagens:

https://www.youtube.com/watch?v=qIPJ3heqYjY



Fontes:
- http://interstellarfilm.wikia.com/wiki/%22Do_not_go_gentle_into_that_goodnight%22
- http://www.adorocinema.com/filmes/filme-114782/criticas-adorocinema/
- https://www.quora.com/What-does-the-poem-Do-not-go-gentle-into-that-good-night-Old-age-should-burn-and-rave-at-close-of-day-Rage-rage-against-the-dying-of-the-light-mean-in-Interstellar

Comentários

  1. Interessante s sua síntese de fontes e análise Rafael. Sobre a luta frente à morte, o pensador ALbert Camus comenta que um ponto limite, um problema filosófico elementar, é o suicídio, pois ele atenta com relação à existência do ser, é o máximo que ele pode realizar, o ato de maior expressão com a sua existência.
    E mesmo a morte natural parece passar por esse questionamento, mesmo o ancião deve lutar contra esse fim da existência. Já me deparei com ambas as concepções, de abraçar a doce escuridão e lutar contra ela na literatura.

    ResponderExcluir
  2. Sempre gostei da filmes. São muito interessantes, podemos encontrar de diferentes gêneros. De forma interessante, o criador optou por inserir uma cena de abertura com personagens novos, o que acaba sendo um choque para o espectador, que esperava reencontrar de cara as queridas crianças. Desde que vi o elenco de Interestelar imaginei que seria uma grande produção, já que tem a participação de atores muito reconhecidos, Pessoalmente eu irei ver por causo do ator Matthew McConaughey, um ator muito comprometido (pode ver os Filmes de Fantasía são uma ótima opção para entreter), além disso, acho que ele é muito bonito e de bom estilo.

    ResponderExcluir
  3. A vida é uma noite escura afinal. Lutar é preciso. Morrer talvez seja um caminho mais facil e ecolhedor, mas a luta é aqui.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença é o laço que nos une

A importância do silêncio na música